quarta-feira, 21 de março de 2012

Matrioshka e Kolomenskoye

A mais famosa lembrança da Rússia são as Matrioshka, as bonecas russas que são colocadas umas dentro das outras. Não deixamos de comprar as nossas e fomos no Parque Izmailovo, nos arredores de Moscou, onde encontramos as melhores ofertas. Para ser sincero, não é um lugar que recomendo ir, pois já teve dias melhores, mas foi nas vizinhanças que comemos a melhor comida típica russa, com muita beterraba, pão preto e queijo fresco.


Matrioshka in the Izmailovo Park

Parque Izmailovo - Izmailovo Park
 

Fomos também no Parque Kolomenskoye, onde se situa uma igreja construída para celebrar o nascimento do Czar Ivan, o Terrível. Devido ao seu estilo único, se tornou patrimônio da humanidade em 1994, pela UNESCO. Atualmente, casais e familias se reúnem em uma das maiores áreas verdes de Moscou com cerca de 390 hectares e com uma visão magnífica da cidade.

Chegando no Parque Kolomenskoye

Igreja da Ascensão - Church of the Ascension

Igreja da Ascensão e arredores


Parque Kolomenskoye - Kolomenskoye Park



De noite fomos num restaurante de comida tipica da Geórgia, uma ex-república soviética, conhecida por ser a terra natal de Stalin. Hoje, se tornou um o país mais próximo do Ocidente no Caúcaso, e acabou perdendo a guerra contra a Rússia e consequentemente parte do seu território (Ossetia do Sul e Abkhazia). Acabamos tendo direito a um show ao vivo e descobrimos que além da beterraba, eles adoram um queijo na Geórgia ;)

Show em um restaurante tipico da Georgia




quarta-feira, 14 de março de 2012

Cenas de São Petersburgo

A construção de mega estruturas na Rússia tem sua origem nos czares que governaram o país durante séculos. Peter, o Grande, estabeleceu a nova capital, São Petersburgo, há trezentos anos atrás. Numa região totalmente inóspita que ceifou a vida de mais de 100.000 pessoas durante sua construção. Hoje, é uma cidade vibrante, cuja população abraça o capitalismo, com se o socialismo fosse um passado extremamente distante.

Cenas de uma feira livre

Fortaleza de São Pedro e São Paulo, a mais alta Igreja Ortodoxa do Mundo
Peter and Paul Fortress, the highest Orthodox Church in the World


Um velho Lada - An old Lada
Nevsky Prospekt, a principal rua comercial da cidade
Nevsky Prospekt, the main shopping street of the city

Um dos mais belos canais de São Petersburgo
One of the most beautiful channels of St.Petersburg




Em frente do Museu Hermitage - In front of Hermitage Museum

Eu e  Pedro, o Grande - Me and Peter, the Great

David e Pedro, o Grande, com o rosto original mas o corpo totalmente desproporcional
David and Peter, the Great, with his original face but disproportional body

terça-feira, 13 de março de 2012

Museu do Ártico e arredores


Ficamos num hotel na frente da estação de trem de São Petersburgo. Para nossa surpresa, além de um ótimo centro comercial nos arredores, encontramos o Museu do Ártico, sendo que a Rússia cobre quase a metade do Ártico devido ao seu vasto território. Interessante saber que o ártico russo é o futuro da economia russa com um enorme volume de gás e petróleo no seu subterrâneo.

Museu do Ártico

Estátua representado uma jovem russa da Sibéria - Siberian Girl Statue

São Petersburgo é conhecida como a cidade das 300 pontes devido ao grande número de canais que cruzam a cidade. Uma das mais famosas pontes é a Ponte dos Quatro Leões, ponto turístico para uma boa foto.

Ponte dos Leões - Lions Bridge

Ponte dos Leões - Lions Bridge



domingo, 11 de março de 2012

Hermitage

Não é possível ir em São Petersburgo e deixar de visitar o Museu Hermitage. Catarina, a Grande, foi uma ávida colecionadora de artes e após a sua morte, a coleção de artes continuou crescendo com doações e aquisições durante o período de guerras, chegando a mais de três milhões de artigos em mais de dois séculos. Grande parte da coleção sobre o Japão e Ásia foram adquiridas após a derrota dos nazistas pelos russos, que trouxeram as obras de Berlin para a Rússia.
Chegamos de manhã e ficamos até o término do horário para visitantes, ou seja, mais de seis horas através da história da humanidade.

Museu Hermitage

Museu Hermitage - Hermitage Museum




Cenas do Interior no Hermitage

Inside the Hermitage

Cenas do Interior no Hermitage

Inside the Hermitage

Inside the Hermitage
Acervo - Collection

Acervo - Collection
Obras trazidas pelos russos após a vitória sobre os nazistas
A huge collection from Asia came from Berlin after the Second World War


Visão da janela - View from the window


sábado, 10 de março de 2012

Budismo na Russia

Existem duas repúblicas russas que são predominantemente budistas. Buryatia, ao norte da Mongólia, na região da Sibéria; e Kalmykia, localizada no região do Caucaso, conhecida pelas atrocidades nas vizinhas repúblicas muçulmanas da Chechenia e Dagestão. Ambas, seguem a escola Tibetana e conseguiram sobreviver mesmo após a ascensão do comunismo, do expurgo por Stalin, até o reconhecimento da liberdade religiosa nos anos 90.
Fomos visitar o Mosteiro Budista em São Petersburgo, fundado por monges vindos de Buryatia em 1913. Ele foi destruído pela revolução comunista e somente voltou a ser um mosteiro em 1990, após um intervalo de quase 70 anos.

Templo Budista em São Petersburgo - Buddhist Temple in St. Petersburg

Interior

Jardim - Garden

Entrada - Entrance

sexta-feira, 9 de março de 2012

Igreja do Sangue Derramado

O nome desta igreja mais parece titulo de filme de vampiro, mas se tornou um dos simbolos da cidade de São Petersburgo. Construida no começo do século passado, foi destruida várias vezes e hoje se tornou um dos cartões postais da cidade. Todas as imagens são feitas em minúsculos mosaicos e as luzes refletem por todos os lugares, atraindo turistas e devotos do mundo inteiro.

Façada da Igreja

Igreja do Sangue Derramado - Church on Spilt Blood

Igreja do Sangue Derramado

Entrada - Entrance

Interior
Inside the Church

Interior

Show em frente da Igreja - Show in front of the Church
 



Em frente da Igreja (Canal Griboedov) - In front of the Church (Griboedov Canal)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Show Time em São Petersburgo

Uma das primeiras coisas que fizemos em São Petersburgo foi comprar os ingressos para o show de dança e música típica no Palácio Nikolaevsky. Construído em 1853, tornou-se um centro cultural, onde diariamente turistas do mundo inteiro apreciam a dança e música de diversas regiões da Rússia. Ficamos na primeira fila e fizemos os nossos vídeos de camarote.


Instrumento Típico Russo - Russian Musical Instrument
Hall do Teatro Nikolaevsky

Teatro Nikolaevsky - Nikolaevsky Theather
Dança Típica Russa

Dança Típica Russa - Russian Folk Show
Dança Típica Russa 2

Dança Típica Russa - Russian Folk Show
Dança Típica Russa 3

Fim do Show - End of the Show





segunda-feira, 5 de março de 2012

Gorky House

Eu e David decidimos andar um pouco pela cidade. Infelizmente, o Teatro Bolshoi estava em reforma e não pudemos entrar. Decidimos visitar a casa de Maxim Gorky, escritor russo, famoso por iniciar o movimento chamado Socialismo Realista.
A casa, onde morou até a sua morte, me lembrou a arquitetura de Gaudi e o zelador da casa, era um russo que chegou a morar no Rio de Janeiro quando era marinheiro e me saudou com um grande bom dia ! Continuamos andando pelas ruas e paramos no final para tomar um café e aprendemos uma palavra leite em russo, malako.

Teatro Bolshoi - Bolshoi Teather

Gorky House - Casa de Maxim Gorky

Gorky House - Casa de Maxim Gorky

Gorky House - Casa de Maxim Gorky

Leite, liamos Monoko mas o certo e Malako : )   Milk, we read Monoko but it is Malako !


domingo, 4 de março de 2012

Praça Vermelha

A primeira coisa que descobri sobre a Praça Vermelha - Red Square - é que a palavra vermelha também significa bonita em russo. Quando entramos pelos portões não há como deixar de admirar a opulência do local. A nossa direita havia uma exposição de cavalos, a esquerda a loja de departamentos GUM, com todas as principais marcas do mundo e na nossa frente, a Catedral de São Basilio, o cartão-postal de Moscou.
Almoçamos dentro do GUM, apreciamos a exposição de cavalos e dentro da Catedral, pudemos ouvir um coral masculino cantando músicas sacras. Neste momento, pudemos perceber a perfeita acústica e harmonia dos arquitetos que a construiram, e que por esta razão, foram cegados pelo czar que não desejava que ninguém mais copiasse este precioso estilo.

Praça Vermelha - Red Square


Dentro do Shopping Center GUM - Inside GUM Department Store

GUM Department Store

Catedral de São Basílio - St. Basil Cathedral

Catedral de São Basílio - St. Basil Cathedral
Coral na Catedral de São Basílio

Dentro da Catedral de São Basílio - Inside of St. Basil Cathedral

Teto da Catedral de São Basílio - Roof of St. Basil Cathedral








Chegada em Moscou

Eu e David fomos para Rússia pela primeira vez no ano passado, em setembro.
A primeira boa notícia e que brasileiros não precisam de visto, já o David, como cidadão da Nova Zelândia e assim como a maioria dos países, precisava de um convite para obter o visto.
A sorte foi uma colega russa, que trabalha comigo, ter conseguido todos os trâmites para o visto do David e o nosso primeiro passo foi resolvido rapidamente.
Chegamos em Moscou após uma longa viagem, via Cingapura, mas com uma temperatura ótima e céu azul.


Chegada em Moscou

Beterraba, batata e laticínios são parte do cardápio diário na Rússia. E a nossa primeira recepção foi uma deliciosa sopa de beterraba com creme azedo e salada de batata com beterraba. Uma delícia !
O metrô de Moscou é famoso pela sua arquitetura e algumas estações são uma clara mensagem da megalomania dos seus idealizadores.

Metrô de Moscou - Moscow Subway

Eu e David com Lênin - Me, David and Lenin

Detail inside the subway

Boa sorte esfregar no gatilho da arma do soldado - Good lucky for those who touch the gun ;)

Luminária do Metro - Chandelier inside the subway

Corredor - Passage